No passado dia 30 de junho de 2021, terminou o semestre da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, dando início à Presidência Eslovena, o último semestre do Trio Alemanha – Portugal – Eslovénia.

Dos resultados da nossa Presidência, destacamos o Compromisso Social do Porto, a Lei Europeia do Clima, a conclusão dos Instrumentos Financeiros para a Recuperação, o Certificado Digital COVID-19 e o fortalecimento de uma União Europeia aberta ao mundo.

Neste último ponto, sublinhamos a importância da parceria estratégica União Europeia-África. Entre março e abril, foi desenvolvido um mês de diálogo com África sobre transição verde através de seminários organizados pelas Embaixadas de Portugal na UE e no continente africano, as chamadas "Green Talks", em preparação para o Fórum de Investimento Verde de Alto-Nível UE-África, que teve lugar a 23 de abril de 2021 em Lisboa.

As "Green Talks" reuniram diversos atores políticos, elementos da sociedade civil e do setor privado dos continentes europeu e africano para debater tópicos relativos à transição verde e adaptação resiliente e coesa das economias às alterações climáticas, explorando oportunidades de financiamento e parcerias em áreas de interesse mútuo.

A Embaixada de Portugal em Adis Abeba organizou uma "Green Talk" dedicada à relevância da Economia Azul para o desenvolvimento económico dos dois continentes, intitulada “EU-Africa Partnership in Action: Implementing Africa’s Blue Economy Strategy”. Este seminário foi organizado em conjunto com a representação do Banco Europeu de Investimento na Etiópia e a Delegação da União Europeia para a União Africana, e com o apoio da Comissão da União Africana.

Pode recordar no vídeo abaixo os destaques do evento: 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/YTn-PGxJkHs para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 
  • Partilhe