Cumprimento calorosamente todos os membros da nossa Comunidade, todos os Amigos Etíopes
e todos os leitores desta página.
Cheguei recentemente a Adis Abeba, com determinação e entusiasmo para dar continuidade
ao trabalho dos meus antecessores e colegas, no sentido de contribuir para o aprofundamento
das relações entre Portugal e a Etiópia, que assentam em cinco séculos de história e perduram num ambiente de grande cordialidade.
Portugal é um país de vanguarda, membro da União Europeia, com elevados índices de
desenvolvimento económico e humano. Aos interessados em conhecer mais sobre Portugal,
convidamos a visitar, além desta página, também www.visitportugal.com.
Asseguro-vos que não pouparei esforços para incentivar o interesse por Portugal, que oferece várias oportunidades de investimento e de intercâmbios comerciais. A página da Agência para o Investimento e Comércio de Portugal www.portugalglobal.pt/en será de grande utilidade para as conhecer melhor.
O apoio à atividade das empresas portuguesas, interessadas no mercado da Etiópia, permanecerá também uma prioridade da nossa atuação.
Adis Abeba acolhe as sedes de diversas organizações internacionais, com destaque para a União Africana e para a Comissão Económica das Nações Unidas para África. Acompanharei com interesse a atividade que se desenvolve neste centro da política multilateral em África.
A União Africana, junto à qual mantemos uma Representação, merece especial atenção, como plataforma privilegiada para o acompanhamento do processo de integração africana para a cooperação.
Devo tamém realçar que a promoção da cultura e da língua portuguesas continuará a ser uma prioridade nas nossas atividades. O Centro de Língua Portuguesa, apoiado pelo Instituto Camões (https://www.instituto-camoes.pt/en/), prossegue este objetivo, em colaboração com a Universidade de Adis Abeba e com a União Africana, organização que tem o Português como língua oficial.
Convido-vos a consultar regularmente esta página e a contactar-nos sempre que queiram deixar sugestões que considerem oportunas.
Luísa Fragoso
Embaixadora de Portugal em Adis Abeba