Mensagem de Boas-Vindas

"Ponte Portuguesa " Debre Libanos

                                                                                      "Ponte Portuguesa " Debre Libanos

 

Cumprimento calorosamente todos os membros da nossa Comunidade, todos os Amigos Etíopes
e todos os leitores desta página.

Cheguei recentemente a Adis Abeba, com determinação e entusiasmo para dar continuidade ao trabalho dos meus antecessores e colegas, no sentido de contribuir para o aprofundamento das relações entre Portugal e a Etiópia, que assentam em cinco séculos de história e perduram num ambiente de grande cordialidade.

Portugal é um país de vanguarda, membro da União Europeia, com elevados índices de desenvolvimento económico e humano. Aos interessados em conhecer mais sobre Portugal, convidamos a visitar, além desta página, também www.visitportugal.com

Asseguro-vos que não pouparei esforços para incentivar o interesse por Portugal, que oferece várias oportunidades de investimento e de intercâmbios comerciais. A página da Agência para o Investimento e Comércio de Portugal www.portugalglobal.pt/en será de grande utilidade para as conhecer melhor. O apoio à atividade das empresas portuguesas,
interessadas no mercado da Etiópia, permanecerá também uma prioridade da nossa atuação.

Adis Abeba acolhe as sedes de diversas organizações internacionais, com destaque para a União Africana e para a Comissão Económica das Nações Unidas para África. Acompanharei com interesse a atividade que se desenvolve neste centro da política multilateral em África. A União Africana, junto à qual mantemos uma Representação, merece especial atenção, como plataforma privilegiada para o acompanhamento do processo de integração africana para a cooperação.

Devo tamém realçar que a promoção da cultura e da língua portuguesas continuará a ser uma prioridade nas nossas atividades. O Centro de Língua Portuguesa, apoiado pelo Instituto Camões (https://www.instituto-camoes.pt/en/), prossegue este objetivo, em colaboração com a Universidade de Adis Abeba e com a União Africana, organização que
tem o Português como língua oficial.

Convido-vos a consultar regularmente esta página e a contactar-nos sempre que queiram deixar sugestões que considerem oportunas.

Luísa Fragoso
Embaixadora de Portugal em Adis Abeba

Notícias

Mais notícias

Considerando-se que S. Exa. Presidente da República anunciou para o próximo dia 10 de março de 2024 a convocação de eleições antecipadas para a Assembleia da República, informa-se que podem votar antecipadamente os seguintes eleitores recenseados no território nacional quando deslocados no estrangeiro:

  • Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções públicas;
  • Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções privadas;
  • Quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;
  • Doentes em tratamento no estrangeiro;
  • Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

Os nacionais enquadrados nos critérios acima apresentados, que se encontrem temporariamente deslocados na área de jurisdição desta Embaixada, podem exercer o direito de voto antecipado junto da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Adis Abeba (Africa Avenue – Bole Main Road

btw Shoa Supermarket and Ethio-China Roundabout, Kirkos Sub City, Kebele 02, House No. 005), entre o 12º e o 10º dias anteriores ao dia da eleição, ou seja 27 a 29 de fevereiro de 2024, durante o horário de funcionamento do posto.

Como determina a Lei do Serviço Militar e de acordo com a informação constante no “Edital de Avisos Importantes”, os cidadãos nacionais, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2005, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único da Defesa, através da via disponibilizada para o efeito em https://bud.gov.pt/ddn/convocacao/estrangeiro.html têm de optar por uma da seguintes opções:

  • Solicitar a marcação de dia para cumprimento do dever militar de comparência ao DDN.
  • Requerer a dispensa de comparência ao DDN caso resida legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, há mais de seis meses.

Os editais de convocação são afixados nas câmaras municipais, juntas de freguesia, postos consulares e online.

Consulte os Editais para os cidadãos residentes na Etiópia e Djibouti.

Nos termos da legislação em vigor, a Embaixada de Portugal em Adis Abeba torna público que se encontram abertos, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso, concurso externo para o preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Assistente Técnico e um posto de trabalho na categoria de Técnico Superior.

 

 

 

Nos termos da legislação em vigor, a Embaixada de Portugal em Adis Abeba torna público que se encontram abertos, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso, concurso externo para o preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Assistente Operacional.

Contactos

Africa Avenue – Bole Main Road
btw Shoa Supermarket and Ethio-China Roundabout
Kirkos Sub City
Kebele 02, House No. 005

00251 115575 806/456/764
adisabeba@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

ocean conf 2020 vertical e

união africana

imagem logo fb